Peça Teatral Missionária

15-05-2011 17:20

 Peça: Conectados com os cristãos perseguidos

Peça cedida por Pr. Daniel Simões - Igreja Batista Regular nos Bancários
João Pessoa-Pb
 
ABERTURA
 
NARRADOR – Em muitos países do mundo, a fé cristã é proibida e perseguida. Apesar disso, ela tem se
espalhado, superando as mais diversas barreiras. Um dos veículos que tem favorecido a divulgação do
evangelho nesses países é a internet. Por meio dela, muitas pessoas têm tido seu primeiro contato
com o cristianismo. Quando elas resolvem seguir a Jesus, acabam enfrentando grandes dificuldades.
Hoje vamos conhecer uma dessas pessoas. Seu nome é Amira, uma jovem que vive na Arábia Saudita.
 
CENA 1
Amira está diante do computador, conversando com Cristiana pela internet.
AMIRA – Como vai, Cristiana? É bom voltar a fazer contato.
CRISTIANA – E então, leu aquele material que enviei para você? O que achou?
AMIRA – Claro que li. Estou gostando de conhecer mais sobre Jesus. Por aqui ele é considerado um
grande profeta, mas não o Filho de Deus, em quem todos precisam confiar.
CRISTIANA – Fiquei surpresa quando você me contou que não conhecia a Bíblia.
AMIRA – Pois é. Aqui apenas cristãos estrangeiros que visitam o país têm permissão para ter uma.
CRISTIANA – Mas por quê?
AMIRA – Já ouviu falar na sharia? É a lei que governa vários países muçulmanos. Pela sharia, todos
devem seguir o islamismo. Nenhuma outra religião é permitida.
CRISTIANA – E o que acontece quando alguém resolve deixar o islamismo?
AMIRA – Nem queira saber. A lei exige que os “apóstatas” sejam mortos, sem falar nos problemas que
surgem na família.
CRISTIANA – Aqui no Brasil é bem diferente. A gente pode ter a religião que quiser. Posso ler a Bíblia e
ir à igreja sem nenhum problema.
AMIRA – Quem dera...
O pai de Amira bate na porta.
PAI – Amira...
AMIRA – Vou ter que sair agora. A gente conversa mais tarde. Quero lhe contar um segredo.
CRISTIANA – Até mais!
Amira sai da internet e se levanta para falar com o pai.
PAI – Amira, minha filha. Ainda na internet? Tenho uma novidade.
AMIRA – Qual?
PAI – Acho que encontrei um pretendente ideal para você. Um rapaz muçulmano, de uma família
importante...
Amira e o pai saem conversando.
 
CENA 2
Cristiana conversando com dois amigos crentes.
CRISTIANA – Já contei pra vocês que conheci pela internet uma moça que vive na Arábia Saudita?
AMIGO 1 – Como é o nome dela?
CRISTIANA – Amira.
AMIGO 2 – Vocês conversam sobre o quê?
CRISTIANA – Sobre quase tudo. Ela tem muita curiosidade em relação ao que acontece em outros
países. Ela sempre pergunta sobre o Brasil.
AMIGO 1 – Ela deve ser muçulmana, não é?
CRISTIANA – Sim. Mas tenho conversado com ela sobre Jesus. Ela parece estar bem interessada.
AMIGO 2 – Pelo que ouço falar, a Arábia Saudita é um dos países mais fechados para o cristianismo.
Lembram daquela lista da Missão Portas Abertas? Este ano, ela apareceu em terceiro lugar.
AMIGO 1 – Já li sobre uma moça de lá que se converteu e precisou esconder sua decisão da família. Ela
acabou morta pelo próprio irmão, quando ele descobriu que ela havia abandonado o islamismo.
AMIGO 2 – Também conheço essa história. O nome da moça era Fátima e ela tinha só 26 anos.
CRISTIANA – Tenho medo que isso aconteça com Amira. Por favor, orem pela conversão dela e para
que Deus a proteja.
AMIGO 2 – Vamos orar, sim.
AMIGO 1 – Já que estamos indo para a igreja, por que não pedimos para os irmãos também orarem
por ela?
CRISTIANA – Boa ideia.
Os três saem.
NARRADOR – A Arábia Saudita, além de rica em petróleo, possui um dos mais altos índices de
intolerância religiosa do mundo. O país é um referencial para todos os muçulmanos por abrigar locais
sagrados, como as cidades de Meca e Medina. Ela não apenas é o berço do islamismo, como também
é atualmente a principal patrocinadora da expansão islâmica. O Estado investe bilhões de dólares de
sua receita na construção de mesquitas em todo o mundo. Ali impera a sharia, que impõe o islamismo
como religião oficial para todos os cidadãos.
 
CENA 3
Amira está novamente diante do computador, conversando com Cristiana pela internet.
CRISTIANA – Oi, Amira! Estou curiosa para saber qual o segredo que você tem pra contar.
AMIRA – Sabe o que é? Depois de ler aqueles versículos que você me passou e de orar muito, decidi
aceitar Jesus como meu Salvador. Agora sou uma cristã como você!
CRISTIANA – Que bom! Fico muito feliz por você ter tomado essa decisão! Fazia tempo que estava
orando por isso.
AMIRA – Obrigada, amiga. Queria ter contado isso pra você naquela nossa última conversa, mas meu
pai apareceu na hora.
CRISTIANA – Quer dizer que ele ainda não sabe?
AMIRA – Não. E estou com medo de contar pra ele. Ele não vai gostar nem um pouco de saber que sua
filha não é mais muçulmana.
CRISTIANA – E o que é que você vai fazer?
AMIRA – Ainda não sei. Vou guardar isso em segredo por enquanto. Muitos aqui são obrigados a fazer
a mesma coisa.
CRISTIANA – Eu entendo.
AMIRA – E tem mais. Meu pai veio me dizer que já encontrou um pretendente para mim. Aqui as
coisas funcionam assim. O problema é que é um rapaz muçulmano. O que vou fazer, agora que sou
cristã?
CRISTIANA – Olha só: Jesus prometeu estar sempre com a gente. A Bíblia também diz que nada pode
nos separar do amor de Cristo. Sei que não posso fazer muito, mas vou continuar orando por você. Eu
e todos da minha igreja.
AMIRA – Que bom que posso contar com vocês. Espero que Jesus me mostre o que devo fazer.
CRISTIANA – Ele vai mostrar.
AMIRA – Já está na hora de ajudar minha mãe com o jantar. Antes que eu esqueça, você poderia me
falar mais sobre a ressurreição de Jesus qualquer dia desses? Fiquei muito impressionada quando li a
respeito.
CRISTIANA – Claro. Vai ser um prazer. Até!
As duas saem da internet e se retiram.
 
NARRADOR – Dos cinquenta países que mais perseguem ou impõem restrições ao cristianismo, 38 são
islâmicos. O mundo se interessa pela situação do chamado mundo muçulmano pelos mais variados
motivos, mas nós, que fazemos parte do Corpo de Cristo, devemos nos preocupar e lembrar que
temos irmãos nesses países. Eles precisam saber que sua família cristã intercede por eles e quer vê-los
fortalecidos na fé.
 
EPÍLOGO
Cristiana entra e se dirige à igreja.
CRISTIANA – Eu e Amira ainda conversamos pela internet. Ela está firme em sua decisão de seguir a
Jesus, mas sua família continua sem saber que ela é cristã. Ontem, ela me contou que está pensando
em sair do país, mas as mulheres só podem partir acompanhadas por um homem, de preferência, o
marido. A solução seria casar com um cristão, mas é muito difícil encontrar um por lá e seus pais
querem que ela case com um rapaz muçulmano. Fiquei muito preocupada quando ela me disse que,
se não conseguisse fugir, corria o risco de morrer. Ela quer servir a Cristo, mas lá é muito difícil. Fico me
perguntando: e se fosse eu? Por isso eu peço: por favor, irmãos, orem por Amira!

—————

Voltar